SOBRE MIM

De um modo geral, acho que ainda não compartilhei o que me fez ter tanto interesse por idiomas e porque me tornei professor. Pode se dizer que vem de meus interesses em novas culturas ou viagens, e ambos estariam corretos, mas essa não é toda a verdade, apenas parte dela.

Comecei a me interessar por idiomas, principalmente a língua inglesa, aos 13 anos de idade quando meu pai tinha comprado um dicionário de inglês para minha irmã, mas ela não se importou com ele. Então, peguei o dicionário e encontrei muitas coisas incríveis nele. A partir daí, eu me interessei por idiomas.

Desde muito cedo compreendi que a maior riqueza do homem é o conhecimento. Assim, passei a entender que a integralidade do homem, como cidadão pleno, só se concretizará através da educação.

Ainda muito jovem, no processo de formação, não tinha muita consciência do papel do professor na sociedade. No entanto, aos poucos fui percebendo exatamente qual é o nosso papel no mundo. Percebi que, além de mediar o conhecimento, a interação e oportunizar a troca de experiências entre os alunos, preparamos pessoas que serão atores na transformação contínua da sociedade. Uma sociedade justa, sem qualquer indiferença, e mais humana, onde todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. É claro que tal condição não é possível sem que todos tenham acesso ao conhecimento.

Na sala de aula ocorre uma aprendizagem significativa onde alunos e professores, em situações de interação entre si e com o conhecimento, se transformam para transformar a sociedade.

Copyright ©Marcelo Pereira.